Você sabe o que é Certificado Digital A1?
No campo da certificação, o A1 é um dos modelos mais populares e versáteis, e vamos discutir isso hoje.
Se você não está familiarizado com a tecnologia de certificado digital, observe que se trata de uma ferramenta que permite que as transações sejam autenticadas de maneira totalmente digital e segura.
O que é um certificado digital A1?
O certificado digital do tipo A1 pertence à certificação de assinatura digital, você já ouviu falar dele?
Em que termos de finalidade e conceito, os certificados Tipo A (assinaturas digitais) são usados para autenticar operações de documentos que dependem principalmente da identidade da parte relevante.
Além disso, a verificação requer tais operações digitais para identificar e assegurar quem é o autor de uma determinada ação, como acesso aos sistemas públicos da Receita Federal, declarações de impostos ou verificação de notas fiscais eletrônicas.
Além disso, também pode ser instalado em outras máquinas, como laptops, tablets e smartphones, para que possa ser usado em diferentes plataformas e locais.
O número a seguir ao nome do certificado A1 refere-se ao período de validade do certificado, no caso do A1 é de 1 ano e deve ser renovado neste período.
Quem emite o certificado digital?
A emissão das certificações é feita por um agente de registro vinculado a uma Autoridade Certificadora (AC) que, por sua vez, precisa ser regularizada pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil) e o Instituto Nacional da Tecnologia da Informação (ITI).
O certificado digital, como vimos, não é mais uma questão de “se vou ou não usar”, mas de “qual modelo preciso escolher para atender às demandas da minha empresa”.
Com a modernização no relacionamento das organizações com o governo e a consolidação do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), que a cada dia inclui uma nova obrigação no modelo online, os empresários e gestores precisam também se adaptar quanto antes.
Agente de registro é o profissional ou empresa que vai coletar os dados biométricos do titular ou responsável legal pelo certificado, checar toda a documentação entregue e garantir a autenticidade da certificação a ser gerada.
Para que serve o certificado digital?
- Assinar e enviar documentos digitais (contratos, acordos, recibos, promissórias, declarações, etc.) com assinatura eletrônica;
- Enviar declarações e obrigações acessórias da empresa aos órgãos do governo;
- Realizar transações bancárias online com segurança;
- Emitir passaportes, carteiras de habilitação e diplomas universitários;
- Participar de leilões eletrônicos e criar procurações eletrônicas;
- Assinar NF-e, escriturações contábeis e fiscais;
- Enviar declarações de Imposto de Renda à Receita;
- Enviar informações da empresa pelo sistema eSOcial e SPED;
- Fazer login em ambientes restritos como o Portal e-CAC da Receita Federal.
Em suma, tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem se beneficiar do uso de certificados digitais para facilitar as transações e quaisquer operações que requeiram verificação de identidade e validade legal através da Internet.
Como funciona a tecnologia do certificado digital?
Com o crescimento constante das transações eletrônicas, a segurança da informação tornou- se uma preocupação central para empresas, pessoas físicas e governo.
Todo arquivo eletrônico desse tipo possui uma chave criptográfica pública ou privada, ou seja, um nome e um número exclusivo que protegem as informações do usuário.
Assim, toda vez que o certificado digital é acionado para emissão de uma assinatura, os dados são enviados pelo emissor com uma chave pública, de modo que apenas o receptor possa acessar os dados por uma chave privada capaz de decifrar a informação — o chamado sistema de criptografia assimétrica.
Outra tecnologia que aumenta a segurança são os dados criptografados em “Hash” (dados produzidos de forma única e tamanho fixo), que servem para comprovar que o documento não foi modificado e permanece íntegro.
Como emitir o certificado A1?
Conforme mencionado acima, a emissão de certificados digitais A1 precisa ser concluída por meio do centro de registro (AR) e do centro de certificado (CA). Com isso em mente, você precisará de:
- Separar a documentação solicitada;
- Escolher seu tipo de certificação e pagar por ela;
- Agendar um horário junto a uma AC;
- Comparecer (presencialmente ou via videoconferência) no horário agendado;
- Passar pela análise da documentação;
- Aguardar a autenticação e emissão da certificação.
Como faço para usar o certificado digital A1 no Winsite Gestão?
Para inserir o certificado digital no sistema, acesse as configurações da empresa e clique no item Certificado Digital. Busque o certificado na área de transferência do seu computador e informe a senha.
Pronto, agora você emitir nota fiscal e autenticar todos seus documentos pelo Winsite Gestão. Gostou? Entre em contato conosco e agende uma apresentação.